O Leão
Sabia que?
--> Enquanto os leões preferem ficar a descansar e não arriscam o pêlo, as leoas são responsáveis por 90% da caça que entra na barriga da família.
--> Os reis da selva são os únicos felinos realmente sociáveis. Num grupo de leões, que em geral conta com cinco a 30 membros, todas as fêmeas são parentes próximas.
--> Em África, os crocodilos são responsáveis por muito mais acidentes mortais, envolvendo seres humanos, do que os leões.
--> Os hipopótamos, aliás, matam mais gente (por "atropelamento") do que leões, elefantes e búfalos todos juntos.
--> Os leões e as leoas não matam, em média, mais do que 20 animais por ano. Perfeitamente razoável.
--> O rugido de um leão pode ser ouvido a 8 Km de distância. O rugido funciona como um ameaçador aviso contra os intrusos e como sinal para reagrupar o grupo.
--> Os leões - bem como os camelos e os elefantes - habitaram o Alasca (na ponta Nordeste dos EUA - acima do Canadá) há cerca de 12 mil anos.
O Crocodilo
Sabia que?
--> Os crocodilos do Nilo chegam a medir seis metros e vivem em média 45 anos (ou 80 em cativeiro).
--> As mandíbulas de um crocodilo com 55 Kg exercem uma pressão de mais de 700 Kg (a pressão da queixada de um ser humano varia entre os 18 e os 36 Kg).
--> Os ovos incubados a menos de 29,5ºC dão origem a crocodilos fêmea. Se a temperatura ultrapassar os 35ºC, dão origem a machos.
--> Os crocodilos não mastigam a comida. Engolem-na inteira. O estômago contém vários quilos de pedras que ajudam na trituração e digestão da comida. Os sucos gástricos contêm tanto ácido que são capazes de dissolver parafusos de aço com 15 centímetros.
--> Os crocodilos renovam constantemente os seus dentes. A língua está enraizada na base da boca e não coseguem, por isso, movê-la.
--> Os crocodilos são canibais e, ocasionalmente, devoram outros crocodilos.
O Hipopótamo
Sabia que?
--> Os hipopótamos correm mais depressa do que o ser humano.
--> Uma criança de 1,2 metros cabe dentro da boca de um hipopótamo.
--> O estômago do hipopótamo tem mais de três metros de comprimento e uma capacidade de 220 litros.
--> A pele do hipopótamo tem quatro centímetros de espessura e é tão sólida que a maior parte das balas não conseguem perfurá-la.
--> O hipopótamo é, de todos os mamíferos, o animal que produz a menor quantidade de esperma do Mundo.
--> Depois do elefante, o hipopótamo éo segundo animal mais pesado do Planeta: 3,6 toneladas.
--> Os hipopótamos dão à luz debaixo de água e aí alimentam as suas crias, embora os hipo-bebés tenham de vir à superfície, com regularidade, para encher os pulmões de ar e voltar debaixo de água.
A Girafa
Sabia que?
--> A girafa era conhecida, antigamente, como "camelopardo", porque os europeus julgavam que este mamífero unguado era o cruzamento de um camelo com o leopardo.
--> As mamãs-girafas dão à luz em pé, por isso a primeira experiência de vida de uma girafa bebé é uma queda de quase dois metros.
--> Uma girafa aguenta estar mais tempo sem consumir água do que um camelo.
--> A língua preta e pegajosa da girafa pode chegar aos 45 centímetros de comprimento.
--> Uma girafa bebé mede cerca de 1,8 metros.
--> A pressão arterial das girafas é em média duas a três vezes superior à de um ser humano saudável. E o seu coração é enorme: pesa 11.3 quilos e tem mais e 60 centímetros.
A Zebra
Sabia que?
--> Cada macho mantém um pequeno harém constituído por cinco ou seis fêmeas exclusivas. Estes grupos familiares são tão estáveis que as fêmeas permanecem juntas até ao fim da vida. O macho protege as fêmeas e as crias de todas as ameaças exteriores.
--> As zebras, tal como os cavalos, não são imunes ao tétano.
--> As crias recém-nascidas pesam cerca de 32 Kg, levantando-se do chão 15 minutos após o nascimento e, uma hora depois, em média, já estão a amamentar-se.
--> Tal como os outros equídeos, as zebras têm três modalidades de locomoção: passo, trote e galope.
--> Existem espécies diferentes de zebra mas, fora de cativeiro, elas nunca se cruzam.
Os pirilampos mágicos
Sabia que:
A luz é, para os pirilampos, a linguagem do amor, usada nos rituais de acasalamento durante a noite. Mas como funciona o seu sistema luminoso?
O abdómen dos pirilampos é uma espécie de lanterna constituída por células especiais que contêm uma proteína - a luciferina - responsável pela luminosidade.
Quando esta proteína entra em contacto com o oxigénio, o abdómen trorna-se luminoso. Isto é feito com a ajuda do óxido de azoto, agente mensageiro entre as células, que desempenha um papel fundamental, os níveis de luz produzidos pelos pirilampos também aumentam significativamente.
E é assim que tudo acontece no mundo destes insectos luminosos: de manhã, com a luz do dia, a "lanterna" deixa de brilhar, o ritual dá-se como encerrado e o pirilampo adormece.
RETIRADO DO TEXTO: ENIGMAS DO MUNDO ANIMAL
Nenhum comentário:
Postar um comentário